Ciência e Arte

A Linha de Investigação “Ciência e Arte” tem como foco a pesquisa dos cruzamentos teóricos entre Ciência e Arte, envolvendo-se em questões como: quais as relações entre Ciência e Arte? O que têm em comum a criação científica e a criação artística? Qual é o papel das imagens na Ciência e na Arte?
A Linha de Pesquisa está subdividida em 3 direções de pesquisa:
1. Perspectivas sobre o corpo. Esta área conecta as artes e humanidades com as neurociências cognitivas e a tecnologia. Pretende investigar o potencial criativo e as funções epistémicas dos diagramas gestuais; investigar como a atividade cerebral, tanto dos observadores quanto dos produtores de obras de arte, pode ser alterada pela experiência artística; investigar as teorias de embodiment e human enhancement.
2. Cartografias do território. Esta área dedica-se ao estudo da relação entre território e corpo: em que medida o corpo atua como construtor de mapas e territórios? Qual é o significado científico das práticas antigas e contemporâneas de body art? De que modo estas práticas estão relacionadas com as marcas territoriais?
3. Imagem e tecnologia. Esta área pretende desenvolver uma ontologia da imagem científica que correspondem a problemas e desafios da Filosofia, das Ciências e das Artes contemporâneas. Pretende também analisar o modo como a função, o estatuto e a capacidade representativa das imagens científicas e artísticas são afectados pela introdução das novas tecnologias de produção de imagens (em particular a fotografia, o cinema e o digital).