Laboratório de Ciência-Arte-Filosofia

O “Laboratório Ciência-Arte-Filosofia” (SAP Lab) é constituído por uma equipa interdisciplinar de filósofos, artistas e cientistas. SAP Lab é um espaço onde a Filosofia, a Ciência e a Arte são tidas como atividades criativas com ligações transversais entre si. No SAP Lab, filósofos, cientistas e artistas são convidados a reinventar seu trabalho por meio de uma prática de experimentação inovadora, ou seja, onde cientistas e artistas podem experimentar o caráter ativo da Filosofia e onde, inversamente, a filosofia é desafiada por meio da conexão experimental com Ciência e Arte. O SAP Lab organiza residências regulares, abertas a artistas, cientistas e filósofos de todo o mundo que trabalham neste campo trans-inter-multidisciplinar.
O SAP Lab está atualmente comprometido com duas grandes áreas de questões:
1. Contribuir para uma filosofia da criação científica e artística. O que é criação? Que processos envolve? Que capacidades mobiliza? Quais são os principais modelos de criação em Ciência e Arte? O que têm em comum as criações científicas e artísticas?
2. Compreender os processos criativos coletivos e participativos em Ciência e Arte desenvolvidos desde o início do século XX. Como podemos explicar o movimento repentino da participação cidadã na Ciência e na Arte? Que tipo de participação pode ser? Como a Ciência e a Arte podem aceitar e contar com a colaboração de leigos? Existe uma verdadeira interconexão entre os processos criativos participativos em Ciência e Arte e o empoderamento do cidadão e a democracia nas sociedades atuais?


Para mais informações visite:
https://sap-lab.org