Divulgação
Ciência e o Parlamento
Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras
12 / 10 / 2021, 18:00 - 19:30

No âmbito do FIC.A – Festival Internacional de Ciência Mara Almeida (CFCUL/GI3), juntamente com Luís Lacerda (UCL), modera a sessão “Ciência e o Parlamento” com a participação de Zita Martins (IST), Helena Freitas (Univ. Coimbra), Luís Graça (iMM), Eduardo Barroco de Melo e Inês de Sousa Real (deputados da Assembleia da República).

Sinopse
A pandemia COVID-19 veio realçar os desafios e tensões do aconselhamento científico à decisão política. Nesse sentido é importante compreender de que forma o diálogo entre a Ciência e a Decisão Política ocorre e como o mesmo poderá ser melhorado. Na sessão “Ciência e o Parlamento” iremos poder contar com a participação de deputados da Assembleia da República e cientistas para explorar os mecanismos de diálogo existentes entre a Ciência e a Decisão Política no contexto do Parlamento Português.
Em particular iremos explorar: no que consiste o trabalho de um deputado na Assembleia da República? Qual o papel da evidência científica no debate e trabalho parlamentar? De que forma o acesso à evidência científica é gerido? Se existem limitações em aceder a essa evidência? Por outro lado, em que consiste o trabalho de um cientista? Como é que os cientistas concebem o impacto da sua actividade científica no contexto da decisão política? Quais as competências que consideram necessárias desenvolver para darem aconselhamento científico à decisão política? A sessão “Ciência e o Parlamento” será moderada por Mara Almeida (CFCUL) e Luís Lacerda (UCL). Junte-se a nós para debater estas e muitas mais questões!

| | | |