Participação em Doutoramentos e Mestrados

Doutoramentos

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Página oficial

Instiuição: Universidade de Lisboa,

Investigadores do CFCUL participantes na docência: Alexander Gerner Bruno Jacinto Catarina Pombo Nabais Daniele Molinini Davide Vecchi Graça P. Corrêa Gil Santos João Luís Cordovil Klaus Gärtner Lorenzo Baravalle Mara Almeida Marlon Miguel Nathalie Gontier Paulo Castro Sara Fuentes

Descrição:

O curso de Doutoramento em História e Filosofia das Ciências confere continuidade ao 2.º Ciclo de História e Filosofia das Ciências, ou a outro considerado equivalente oferecido em Portugal ou no estrangeiro. O objetivo é oferecer uma formação avançada em História das Ciências e / ou Filosofia das Ciências que confira um elevado nível de especialização num domínio da História e /ou Filosofia das Ciências.

Espera-se que o resultado final revele a autonomia científica do aluno e a sua capacidade de produção de trabalho de investigação original reconhecido pela comunidade internacional, que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e que seja divulgado em publicações com reconhecimento nacional ou internacional.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Página oficial

Instiuições: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade de Aveiro, Grupo de Lógica, Lenguaje e Información de la Universidade de Sevilha,

Investigadores do CFCUL participantes na docência: Alexander Gerner António Bracinha Vieira Augusto J. Franco Oliveira Catarina Pombo Nabais Graça P. Corrêa Davide Vecchi Gil Santos Isabel Serra João Luís Cordovil José R. Croca Olga Pombo Rui Moreira Sara Fuentes

Descrição:

O Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade tem por base a necessidade, hoje amplamente reconhecida, de clarificar os horizontes metafísicos que suportam muitos dos actuais programas de investigação tanto nas ciências naturais, como nas ciências formais e nas ciências humanas. O Programa procura ainda compreender os impactos da cultura científica e tecnológica no mundo contemporâneo (equilíbrios ecológicos, práticas clínicas, experiências políticas ou experimentações estéticas).

O Programa de Doutoramento em Filosofia das Ciências, Tecnologia, Arte e Sociedade visa a formação de especialistas em Filosofia da Ciência que venham a contribuir, tanto no plano teórico, como técnico ou artístico, para o desenvolvimento das várias formas de conhecimento científico, assim como para o aprofundamento da consciência crítica acerca dos efeitos da ciência e da tecnologia sobre a nossa condição de humanos sempre inacabados.

Mestrados

Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Página oficial

Instiuição: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,

Investigadores do CFCUL participantes na docência: Daniele Molinini Davide Vecchi Gil Santos João Luís Cordovil Lorenzo Baravalle

Descrição:

O Mestrado em História e Filosofia das Ciências visa a possibilitar a aquisição pelos alunos de uma ideia clara, ampla e precisa, dos principais temas, problemas e tendências metodológicas que têm vindo a pautar o desenvolvimento e evolução das disciplinas de História das Ciências e de Filosofia das Ciências em contexto internacional. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar o entendimento das características específicas da Ciência e Tecnologia em Portugal, tanto em termos históricos como de análise da contemporaneidade e um primeiro contacto com a área da conservação e musealização do património científico e tecnológico português.

De assinalar a natureza interdisciplinar do curso que faz confluir abordagens teóricas e metodológicas de áreas científicas diversas de forma a possibilitar o estudo histórico-filosófico das ciências e da tecnologia assim como do património científico-tecnológico português.