Apresentação

Sobre o CFCUL

Criado em Julho de 2003, o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Referência FCT I.P.: UIDB/00678/2020 e UIDP/00678/2020], situada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e é composto por uma equipa internacional e interdisciplinar que inclui membros integrados e colaboradores com afiliação a diferentes instituições.

As linhas orientadoras mais específicas desta Unidade de I&D são:
a) a promoção e o desenvolvimento de investigação na área da Filosofia da Ciência com produção de resultados de impacto internacional;
b) o desenvolvimento de um programa de formação avançada em Filosofia da Ciência de reconhecido mérito internacional;
c) a promoção e a potenciação da fertilização mútua entre disciplinas através da criação de uma incubadora de ideias envolvendo diversas áreas interdisciplinares do conhecimento e temáticas de convergência;
d) a ampla disseminação dos resultados da investigação desenvolvida no âmbito dos seus grupos de investigação (GI);
e) o estabelecimento de um canal de comunicação com a sociedade civil através da divulgação e da discussão aberta dos desafios que atravessam a ciência contemporânea e do modo como a Filosofia da Ciência pode contribuir para a sua compreensão.

O principal objectivo do CFUL é o desenvolvimento de uma compreensão alargada da Filosofia da Ciência tendo em conta as duas grandes tradições da filosofia da ciência contemporânea, desde as aproximações mais formalizadas à ciência até às aproximações fenomenológicas orientadas para a descrição das formas de consciência científica. O CFCUL procura ainda desenvolver uma análise dos pressupostos metafísicos e das implicações éticas, políticas e estéticas da racionalidade científica. Dado este contexto e as perante as grandes transformações da ciência contemporânea, o CFCUL propõe um Programa Estratégico comprometido com uma concepção pluralista da Filosofia da Ciência, aberta a diversas disciplinas e aos desafios societais.

O CFCUL organiza-se em três Grupos de Investigação (GI) e um Pólo de Investigação Transversal (PIT):

GI1 – Filosofia das Ciências Formais, Epistemologia e Metodologia é composto pelas seguintes Linhas de Investigação (LI):
1) Filosofia das Ciências Formais
2) Lógica, Epistemologia e Metodologia
3) Epistemologia Aberta

GI2 – Filosofia das Ciências Naturais é composto pelas seguintes LI:
1) Filosofia da Física
2) Filosofia das Ciências da Vida
3) Metafísica da Ciência

GI3 – Filosofia da Tecnologia, Ciências Humanas, Arte e Sociedade é composto pelas seguintes LI:
1) Ciência e Arte
2) SAP Lab – Laboratório de Ciência-Arte-Filosofia
3) Filosofia da Tecnologia do Humano
4) Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política

O PIT (Pólo de Investigação Transversal) é dedicado à Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade. Teoria e prática nas ciências, artes e humanidades.

Embora o trabalho de investigação no âmbito dos GI siga uma abordagem predominantemente especializada, a Equipa é caracterizada por uma forte multidisciplinaridade. Este facto permite reunir membros com diferentes competências, capacidades e conhecimentos, com diferentes afiliações institucionais e nacionalidades, e em diferentes fases da sua carreira. Esta heterogeneidade contribui de forma crucial para a implementação e o desenvolvimento do programa estratégico, bem como potencia a internacionalização do CFCUL.

 

Antigos Coordenadores Científicos

Olga Pombo (de 2003 até 2017)

Rui Moreira (de 2017 até 2019)

 
 

Regulamento Interno do CFCUL