O Grupo de Investigação “Filosofia da Tecnologia, Ciências Humanas, Arte e Sociedade” abrange quatro áreas de pesquisa: 1) Ciência e Arte (CA); 2) Laboratório Ciência-Arte-Filosofia (SAP Lab); 3) Filosofia da Tecnologia do Humano (PHILHUMTECH); 4) Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política (CEP)

O trabalho no âmbito de CA foca-se no papel das imagens na Arte e na Ciência. O objectivo é desenvolver uma Ontologia da Imagem que corresponda aos problemas e desafios da Filosofia, Artes e Ciência contemporâneas. tem como foco a pesquisa dos cruzamentos teóricos entre Ciência e Arte, envolvendo-se em questões como: quais as relações entre Ciência e Arte? O que têm em comum a criação científica e a criação artística? Qual é o papel das imagens na Ciência e na Arte?

A investigação no âmbito do SAP Lab dedica-se à reinvenção da perspectiva filosófica tradicional do “observador externo”, através de um envolvimento activo em tarefas experimentais inovadoras com cientistas e artistas. Os cientistas e artistas estão activamente envolvidos em questões filosóficas, enquanto os filósofos tentam enfrentar os desafios decorrentes da Ciência e da Arte.

A área PHILHUMTECH ramifica-se em três temas de investigação: i) Como as tecnologias recentes, emergentes e convergentes constituem, magnificam, ampliam as experiências humanas ou põem em risco a autonomia, a personalidade, a liberdade, a privacidade e a vida humana; ii) como os instrumentos, artefactos, técnicas e sentidos corporais nas suas acções poéticas inventivas e movimentos cinéticos (por exemplo, gestos e diagramas) e qualidades estéticas, produzem e transformam o conhecimento humano, a experiência e a vida social; e iii) como os decisores políticos e o público devem ser aconselhados em questões de tecnologia.

O trabalho no âmbito de CEP centra-se nas ligações interdisciplinares entre ciências sociais e humanidades e entre ciência e senso comum. Utiliza estudos de caso para avaliar o impacto das novas tecnologias digitais na produção e transmissão do conhecimento nas instituições de ensino superior.

 

Projectos

Projectos concluídos

A Imagem na Ciência e na Arte
Projecto Financiado Nacional
Cidadania e Sociedade do Conhecimento
Projecto Financiado Nacional
Notícias
16 de Junho: Prova CFA de doutoramento da aluna Elisabete Vahia
Prova do Programa Doutoral em "Filosofia das Ciências, Tecnologia, Arte e Sociedade" (PD-FCTAS)
5 de Abril: Defesa de tese de Mestrado em História e Filosofia das Ciências
Diogo Silva da Cunha: "Processo e Realidade Social. Para uma reconstrução do nucleo teórico do programa de investigação ..."
Is Science Advice for Policy useful in modern societies?
Série de três workshops organizados pelo CFCUL em colaboração com a Embaixada do Reino Unido em Lisboa
17 de Março: Prova CFA de doutoramento do aluno Luca Onesti
Prova do Programa Doutoral em "Filosofia das Ciências, Tecnologia, Arte e Sociedade" (PD-FCTAS)
Ciência e Arte
Visita Guiada à exposição “Empty space of the Unknown/Nothing Is Right Now - Part 3”
4th European Technology Assessment Conference
Mara Almeida preside à sessão intitulada "Genome editing in human reproduction: Society, Ethics and Governance"
II EASTAP Conference
Graça Corrêa moderadora da Sessão intitulada RE-PERFORMING MEMORY
Livros
Artigos e capítulos de livros
Comunicações
A tatuagem infâme

Catarina Pombo Nabais,

2023

Corpo e Poder

Catarina Pombo Nabais,

2023

Tatouage technologique et science-fiction

Catarina Pombo Nabais,

2023

Deleuze and the a-subjectivity of madness

Catarina Pombo Nabais,

2023

Organização de Reuniões Científicas
Divulgação