Miguel Montenegro \ miguel@miguelmontenegro.net

Miguel Montenegro é licenciado em Psicologia e mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU com a dissertação intitulada “Da Expressão ‘Doença Mental'”: uma análise lógica, ontológica, epistemológica, genealógica e ética dos termos atómicos e da sua conjugação”. Ainda aluno, publicou dois artigos na revista científica “Existential Analysis”. No ano seguinte, concluiu a “Pós-Graduação em Lei e Bioética”, organizado pelas Faculdades de Direito e de Farmácia da Universidade de Lisboa. Frequentou ainda a “Pós-Graduação em Ética, Lei e Pensamento Político”, organizada pelas Faculdades de Direito e de Letras da Universidade de Lisboa.

Tendo obtido um Diploma de Mérito Académico por ter concluído o Ciclo Integrado de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Psicologia, na área de especialização em Psicologia Clínica, com aproveitamento escolar excepcional no ano lectivo de 2012/2013, é também o único aluno até à data a concluir a licenciatura de três anos em Psicologia  do ISPA-IU em dois anos, sem equivalências.

Trabalhou como psicólogo estagiário no Hospital de Dia do Hospital de Santa Maria e na Associação Monte Horebe.

Foi ilustrador comercial antes de se dedicar à prática clínica e à investigação científico-filosófica, tendo sido o primeiro autor português a trabalhar para a editora Marvel (USA), entre outras. É ainda o autor da tira humorística PSICOPATOS, sobre as “ciências” psicológicas, com três livros publicados em Portugal e França.

Actualmente é bolseiro da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) no Programa de Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade com o projecto intitulado “Fenomenologia do Retrato Degradado: para uma Compreensão Fenomenológica da Classe das Doenças Psiquiátricas ‘Perturbações de Personalidade”. Em paralelo, vai desenvolvendo investigações em várias áreas do seu interesse. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (membro #24196) desde 2016.

Áreas de Interesse:

Arqueologia da Psiquiatria, Fenomenologia, Filosofia das Ciências, Transhumanismo, Foucault, Nietzsche, Husserl, Heidegger,

Situação no CFCUL:

Colaborador