Prémios

Bruno Jacinto - Membro 3º ciclo do Seminário de Jovens Cientistas da Academia das Ciências de Lisboa

Bruno Jacinto (CFCUL/GI1) foi seleccionado pela Academia das Ciências de Lisboa para integrar o terceiro ciclo de pertença ao Seminário de Jovens Cientistas (2021-2023).

O Seminário de Jovens Cientistas está integrado no Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa e procura manter a ligação entre a Academia e os membros mais jovens da comunidade científica, a exemplo do que vem acontecendo noutros países da Europa. Definido pelo seu carácter transdisciplinar, o SJC procura produzir instrumentos que possam ser utilizados pelos decisores de política científica e promover a partilha de conhecimento e saber com a sociedade em geral, através da organização de conferências, colóquios e outras atividades relevantes.

Olga Pombo - "Honorary Membership" IASC

No dia 17 de Março de 2020, a Professora Olga Pombo (CFCUL, PIT) recebeu a “honorary membership” pela International Association for the Study of Controversies (IASC).

Constança Carvalho - Science-Based Refinement Awards

Constança Carvalho, Membro Integrado do CFCUL desde 2015, recebeu o prémio “Science-Based Refinement Awards” no valor de 5.000 USD atribuído pelo Center for Alternatives to Animal Testing da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.
O título do trabalho que resultou no prémio é “Rat Use in Major Depressive Disorder (MDD) Research. Assessing the Past to Improve the Future”.
Constança Carvalho é estudante de Doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) com o Projeto de Tese intitulado “Animal use in Major Depressive Disorder research: a necessary evil? Assessing the past to improve the future”.

Bolsa de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior

Diogo Silva da Cunha recebeu a Bolsa de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior referente ao aproveitamento no ano lectivo de 2014/2015 no âmbito do Mestrado em História e Filosofia das Ciências, atribuído pela Direcção-Geral do Ensino Superior.

Prémio para Livro de Sergio Hugo Menna, editado pelo CFCUL

O livro Máquinas, gênios e homens na construção do conhecimento, de Sergio Hugo Menna e edição do CFCUL (Colecção Thesis), ganhou o Prêmio de Comunicação e Divulgação Científica, na área de Ciências Humanas, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), Brasil. [+info]

 

 

buy instagram followers

Maria de Paz - Prémio Extraordinário da Faculdade de Filosofia da Unversidad Complutense

Maria de Paz, ganhou o Prémio Extraordinário da Faculdade de Filosofia da Unversidad Complutense pela sua Tese de Doutoramento desenvolvida no CFCUL. A Tese, com o título Mecânica e Epistemologia em Henri Poincaré, teve orientação de Isabel Serra e de Ana Rioja, e foi defendida em 2014.

Filipe Varela - Springer prize for the most adventurous talk in Philosophy of Science

Filipe Varela, membro integrado do CFCUL ganhou no passado dia 6 de Dezembro, o Springer prize for the most adventurous talk by a junior Philosopher of Science.

O vencedor foi escolhido por voto directo dos participantes da Conferência Internacional Philosophy of Science in the 21st Century.

O resumo da comunicação pode ser visto no Livro de Resumos da Conferência, disponível online aqui.

"Guerra Civil", de Pedro Caldas, ganha Prémio no Black Movie 2013

A longa-metragem “Guerra Civil”, de Pedro Caldas, recebeu o “Prémio do Júri Jovem” do Festival Black Movie 2013 que decorreu de 18 a 27 de Janeiro de 2013, em Genebra, na Suíça.

O filme já tinha sido eleito melhor longa-metragem portuguesa do IndieLisboa em 2010 (ver aqui).

Prémio do Festival Black Movie Ver excerto do filme (RTP2)

José Croca contemplado com prémio de Melhor Livro de Ciências Exactas

O livro Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, organizado por Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg (Livraria da Física e Editora Eduepb), foi contemplado com o 1.º Prémio na categoria de Melhor Livro de Ciências Exactas no âmbito do 53.ª Edição do Prémio Jabuti 2011. Este livro agrega 21 artigos científicos, sendo um deles assinado pelo grupo de investigação de Ciências da Natureza do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

José Croca ganha prémio pelo seu trabalho na promoção da Razão

José Croca foi galardoado, em 2009, com o Prémio Federação Internacional Racionalista pelo seu trabalho na promoção da Razão. A cerimónia de atribuição do prémio teve lugar no dia 16 de Abril, pelas 18h30, no Palácio das Galveias.Foram oradores Luís Azevedo, Viriato Soromenho Marques, Rui Moreira, José Croca e Fernando Barreiros Marques.

Ver texto da intervenção de Rui Moreira | Ver texto da intervenção de José Croca

Prémio Santilli-Galileu 2008 atribuído a José Croca

José Croca venceu o “Prémio Santilli-Galileu 2008 – Gold Medal For The Crusading Work Towards the Demise of The Prevailing Scientifc Obscurantism”. O galardão atribuído no dia 2 de Novembro de 2007 pelaSantilli-Galilei Association on Scientific Truth, uma associação criada em Setembro do ano passado, pretende combater o obscurantismo e promover a verdade na ciência. José Croca recebeu a medalha de ouro, assim como outros cinco investigadores de outros países, pelo seu trabalho no âmbito da moderna interpretação causal e não-linear da Física Quântica. A entrega do prémio terá lugar no Imperial College, em Londres, a 5 de Julho de 2008.

Membro e fundador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, o docente da FCUL aponta esta distinção como “um reconhecimento internacional do trabalho que tenho desenvolvido ao longo da minha vida”. A importância do prémio, para José Croca, “resulta do facto de que presentemente a comunidade científica se estar a dar conta, cada vez mais, da crise em que a Física se encontra. O meu trabalho, na minha opinião e na de outros, constitui um forte contributo para sair deste atoleiro”.

O trabalho de “interpretar a Física ao nível quântico em termos causais começou com Louis de Broglie, continuado pelo seu discípulo, o professor Andrade e Silva, que eu considero como o meu mestre”, conta o físico.

José Nunes Croca nasceu em Cabeção, em Évora, em 1944. Licenciou-se em Física pela FCUL em 1973 e, mais tarde, em 1985 doutorou-se em Física na mesma instituição. Em 1986 passou a professor auxiliar do Departamento de Física e em 1998 realizou a agregação na área de Física pela Universidade de Lisboa. Recentemente publicou o livro de divulgação “Diálogos sobre Física Quântica”, em conjunto com Rui Moreira. Para além das actividades de investigação e de docência no domínio da Física, José Croca dedica-se ainda às artes plásticas, como a escultura e a pintura.

Fonte: Suely Costa, info-Ciências digital, 7 de Janeiro de 2008

Clara Queiroz condecorada com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade

Maria Clara de Almeida Barros Queiroz foi condecorada com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade, em 25 de Abril de 2004.

Licenciada em Biologia (1964), fez o Curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Lisboa. Obteve o Diploma Course in Genetics/Science (1966/67) e o Ph.D. em Genética, com a dissertação Mutation Induction in Yeast in Different Physiological States (1970), na Universidade de Edimburgo e a Agregação (1979) na Universidade de Lisboa. Foi 2ª Assistente na Secção de Botânica da FCUL (1965/66), tendo sido obrigada a sair por informação negativa da PIDE foi Research Fellow (1970/74) na Universidade de Edimburgo e, em 1975, foi reintegrada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aí, fundou e coordenou a Secção de Genética e Dinâmica de Populações (1977/1999), foi responsável pela Linha de Investigação “Genética Ambiencial” (1977/1994) e pelo Centro de Genética e Biologia Molecular da Universidade de Lisboa (1994/1999). Em 2000, aposentou-se como Professora Catedrática, cargo que ocupou desde 1979 . É sócia da Sociedade Portuguesa de Genética, da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e membro fundador da European Association of Global Bioethics.