Francisco Laranjinha \ fc49858@alunos.fc.ul.pt

Fui aluno de matemática aplicada no 1º ano de licenciatura mas mudei para Física onde me licenciei. Fiz um minor em História e Filosofia das Ciências e estou agora nesse mestrado. Durante a licenciatura de física tive mais interesse na parte da física experimental. Derivado desse interesse fiz um estágio no LIP (Laboratório de Instrumentação e Partículas) do qual resultou, no último ano da minha licenciatura, um artigo em física experimental publicado no Brazilian Journal of Physics.
O meu principal interesse na investigação será, talvez, entender a forma como podemos dizer que se constrói conhecimento na Física. Os factos empíricos são conhecimento? Qual é lógica subjacente à construção das nossas teorias científicas? Quando duas ou mais teorias científicas explicam os mesmos factos empírico, haverá uma melhor do que outra? Existe um método científico que permita decidir se e qual teoria é a melhor? Se isso não for possível, teremos de aceitar que objetivo da ciência será só resolver problemas práticos e não analisar o mundo em que vivemos?

Instituição:

FCUL

Áreas de Interesse:

Filosofia da Ciência, Fundações do conhecimento científico, Método científico, Realismo/Anti-realismo,

Situação no CFCUL:

Membro Integrado Não Doutorado