José Carlos Ribeiro de Calazans Duarte \ jc_calazans@yahoo.com.br

Indólogo e Historiador (Descobrimentos e Expansão Portuguesa). Foi bolseiro e investigador ao abrigo do acordo bilateral entre Portugal e a Índia celebrado em 1993 (cultura da Civilização do Vale do Indo) e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia; estudou na École Pratique des Hautes Études (section des Sciences Historiques et Philologiques – Sorbonne) e investigador do Centre d’Études de l’Inde et de l’Asiedu Sud (CNRS-EHESS). É actualmente professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; ensinou Ciência das Religiões e Estudos Orientais e actualmente é professor do curso de Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões e director da secção de Estudos Indianos da Revista Portuguesa de Ciência das Religiões. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação de Estudos Orientais da Faculdade de Letras. Foi um dos fundadores da Fundação António Quadros e seu Vice-presidente. Tem dedicado vários anos ao estudo comparativo das filosofias e línguas orientais (Sãnscrito e Pali). Dedicou vinte e um anos consecutivos ao estudo da civilização do Vale do Indo juntando-se à comunidade internacional na tentativa de decifrar o sistema de escrita ideográfica, tendo publicado A Short Grammar of the Harappa Language em 2011, seguindo-se a publicação completa dos seus trabalhos para breve (incluindo o estudo do sistema astronómico indiano pré-clássico). É ainda avaliador de artigos científicos para publicação, submetidos ao Journal of Gandhāran Studies (University of Peshawar – Institute of Archaeology & Social Anthropology).

Instituição:

CFCUL

Áreas de Interesse:

História (Arqueologia) da Ásia do Sul e do Sudeste Asiático, Filosofia, Linguística, Física, Astrofísica,

Situação no CFCUL:

Membro do Conselho Científico,  Membro Integrado Doutorado