2 Bolsas do CFCUL para Doutoramento em História e Filosofia das Ciências
31/05/22

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) informa que se encontra aberto um concurso para atribuição de 2 Bolsas de Investigação para Doutoramento (até 4 anos), no Programa Doutoral em História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso está aberto de 29 de Abril de 2022 até às 23h59m (hora de Lisboa) do dia 3 de Junho de 2022. As candidaturas e os documentos de suporte devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico enviado para cdlisboa@fc.ul.pt e o assunto deve ser o seguinte: CFCUL | BD 2022 | Primeiro e último nome do candidato.

O CFCUL está interessado em receber estudantes com um curriculum académico excelente para realizar o doutoramento em diversas áreas da Filosofia das Ciências. Os candidatos devem possuir o grau de Licenciado ou Mestre numa das áreas do Programa Doutoral.

A candidatura, redigida em português ou inglês, deve incluir os seguintes documentos (todos em formato PDF):

• Bilhete de identidade, ou cartão de cidadão, ou passaporte;
  • Curriculum vitae;
  • Carta de motivação (máximo de 600 palavras);
  • Plano de trabalhos (máximo de 1500 palavras);
  • Cronograma referente ao Plano de Trabalhos;
  • Um trabalho escrito da autoria do candidato (máximo de 5000 palavras);
  • Cartas de recomendação;
  • Certificados de habilitação dos graus académicos detidos, especificando obrigatoriamente a classificação final e, se possível, as classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas, ou, em alternativa, declaração de honra do candidato em como concluiu o grau de licenciado ou mestre até ao final do prazo de candidatura;
    Registo de reconhecimento dos graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e registo da conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa, ou, em alternativa, declaração de honra do candidato em como obteve o reconhecimento do grau estrangeiro equivalente ao de licenciado ou mestre até ao final do prazo de candidatura; (*)(**)(***)

(*) Os candidatos com diplomas estrangeiros que não apresentem prova da conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa serão avaliados com a classificação mínima na componente “formação académcica” da avaliação.
(**) Em qualquer caso, os contratos de bolsa com candidatos com diplomas emitidos por instituições estrangeiras só serão celebrados mediante a apresentação da prova de reconhecimento dos graus académicos e conversão da classificação final.
(***) O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros bem como a conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES, apenas para o caso do reconhecimento automático). Relativamente a esta matéria, sugere-se a consulta do portal da DGES: http://www.dges.gov.pt. O processo pode ser demorado, pelo que se recomenda dar início aos trâmites o mais cedo possível.