Notícias
15-17 de Julho: Colóquio luso-brasileiro “Evolução Bio-cultural, Moral e Política”

Desde a publicação de The Descent of Man de Charles Darwin, há 150 anos, que as teorias evolutivas aplicadas ao estudo do humano se têm continuado a desenvolver, provando-se extremamente prolíficas nas suas ambições de explicar todo o tipo de fenómenos do nosso quotidiano. Isso inclui a nossa própria capacidade de teorizar a evolução – o que terá levado muitos cientistas a considerar a teoria (neo-)Darwiniana, em particular, como a mais poderosa teoria alguma vez pensada pela humanidade.
Neste colóquio online reuniremos pela primeira vez na língua portuguesa um painel de investigadores com interesse em perceber o potencial explicativo da teoria evolutiva quando aplicada, não apenas aos domínios cognitivos e comportamentais, mas também, e sobretudo, aos de índole sociocultural, sem deixar de lado as explicações mais controversas (e por vezes especulativas) da moral e da política, que têm proliferado mais recentemente.
Consequentemente, o desenvolvimento destas novas áreas de aplicação da teoria evolutiva poderá beneficiar da formação de uma comunidade de interesse comum a cientistas e filósofos mais coesa em Portugal e no Brasil.

Oradores convidados:

Anuska Irene de Alencar (UFRN & CCHLA)
Augusta Gaspar (FCH-UCP & CRC-W)
David G. Santos (UBI)
Fábio Portela Almeida (Europa-Universität Flensburg)
Filipe Nobre Faria (IFILNOVA)
Francisco C. Santos (IST & INESC-ID)
Joana Bessa (Oxford)
Lorenzo Baravalle (FCUL-CFCUL/GI2 & CCNH-UFABC)
Maria Emilia Yamamoto (UFRN & LECH)
Mercedes Okumura (USP)
Paulo Abrantes (UnB)
Paulo Finuras (ISG)
Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva (FPUL)

 

Comité científico: Davide Vecchi (CFCUL/GI2), Lorenzo Baravalle (CFCUL/GI2), Mara Almeida (CFCUL/GI3), Silvia Di Marco (CFCUL)

Organização: João Pinheiro (CFCUL/GI2), Silvia Di Marco (CFCUL)

O colóquio será realizado em videoconferência (Zoom) e é aberto a todo o público interessado. Participação gratuita com inscrição obrigatória.

A inscrição deve ser feita através deste formulário: https://forms.gle/v593sfWLz7tk2u2R9

Contacto: cfculcomunica@fc.ul.pt