Comunicação Internacional
Da ficção à fabulação. Modos de pensar o fora na literatura
Organização:  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto
26 / 07 / 2023
Resumo:

Deleuze marcou para sempre o nosso olhar sobre a literatura. E, no entanto, o seu próprio olhar sobre a literatura está em permanente mutação. Não existe uma “teoria da literatura” em Deleuze. Existem várias. Ao longo da obra de Deleuze, é impressionante constatar como a literatura está constantemente a ser reinventada, redefinida, repensada. A cada nova aproximação de um autor ou de uma obra, Deleuze como que entra em devir, introduz novos conceitos, reescreve a função da literatura, reelabora os processos criativos, reorganiza os lugares do que seja um autor, uma personagem, uma narrativa. Ora, esta deriva deleuziana deve-se ao facto de a literatura ser um campo intensivo e único de experimentação de pensamento. Um campo sempre povoado, estimulado, violentado pelo seu fora.