Divulgação
Curso Livre: Uma janela sobre o desconhecido. Tópicos de filosofia e estatística
FCUL e Videoconferência
30 / 09 / 2021 - 04 / 11 / 2021

O curso “Uma janela sobre o desconhecido. Tópicos de filosofia e estatística”, organizado por Lorenzo Baravalle (CFCUL/GI2), tem como objetivo a apresentação de uma serie de perspetivas sobre o desenvolvimento conceitual da estatística e sobre o uso de inferências e modelos estatísticos nas ciências empíricas. O enfoque é filosófico, no sentido que, em cada aula, são analisados e problematizados a génese e os fundamentos teóricos de algumas noções importantes na teoria estatística ou nas suas aplicações científicas. Começaremos com uma exposição de problemas tradicionais no cerne entre filosofia e estatística, como o problema da indução, para depois passar a questões mais contemporâneas, como o debate sobre a metodologia bayesiana, ou sobre o grande impacto das ciências dos dados na nossa maneira de compreender e interpretar a realidade. Conhecimentos prévios de filosofia ou de matemática podem ajudar a compreender mais aprofundadamente alguns dos tópicos a serem tratados, mas não são necessários para acompanhar o conteúdo das aulas. O curso é dirigido a todos os alunos, investigadores, docentes da Universidade de Lisboa e os demais interessados nestes tópicos.

Data de início: 30 de Setembro de 2021

Data de fim: 4 de Novembro de 2021

Onde: Faculdade de Ciências, Edifício C6, Sala 6.2.48

Periodicidade das aulas: Todas as Quintas-feiras das 18h às 20h30