Ao contrário de Rousseau, penso que a escola é uma das mais belas instituições que os homens foram capazes de criar. Uma das mais antigas também (mais antiga que a Igreja católica) e uma das mais importantes. Inventada pelos gregos nesse momento milagroso do despertar daquilo que temos sido, ela foi criada na cidade, em paralelo com a ciência, com o museu e com a república dos sábios. O que define desde logo o seu destino enquanto instituição com o seu espaço próprio (reservado, protegido, ajardinado), votada a participar, de forma especifica e singular, no processo, que então dava os primei- ros passos, de construção de um novo tipo de conhecimento que fosse racional, colectivo e universal. Um processo que tinha na escola – e continua a ter ainda hoje – um dos seus pilares constitutivos. Como seria possível fazer crescer aquele tipo de conhecimento sem que cada geração tivesse a possibilidade de transmitir à geração seguinte o património cognitivo já conquistado? Sem escola não haveria ciência. A Escola não é apenas o lugarda aquisição individual de determi- nados conhecimentos pelas crianças, adolescentes e jovens adultos, mas o lugar necessário ao crescimento colectivodos conhecimentos humanos, à progressividade e cumulatividade que primordialmente caracteriza o conhecimento científico em particular e as produções literárias e filosóficas em geral. (Olga Pombo)
Livros e Revistas
O insuportável brilho da escola
Elementos para uma filosofia da escola e do ensino
2023
Lisboa:
Alêtheia Editores
ISBN (print): 978-989-9077-76-8
Sinopse: