Notícias
O CFCUL no FIC.A – Festival Internacional de Ciência
07/10/21

O CFCUL participa no FIC.A – Festival Internacional de Ciência, de 12 a 17 de Outubro, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Catarina Pombo Nabais integra o painel de 20 curadores do Festival e é curadora e moderadora de uma série de actividades que decorrem entre 12 e 17 de Outubro.

Olga Pombo é um dos “Convidados em Destaque”, apresentando a palestra “Ciência e Arte: afinidades admiráveis e diferenças sublimes” no dia 13 de Outubro, às 18h.

Mara Almeida é moderadora de um painel sobre “Ciência e o Parlamento”, no dia 12 de Outubro, às 18h. Sexta-feira, 15 de Outubro, às 18h, Alexander Gerner apresenta a palestra “Avatares ‘inteligentes’”. No dia seguinte, Sábado, às 15h, João L. Cordovil fala de “Ciência, Não-Ciência e Pseudociência” e às 16h, Lorenzo Baravelle dinamiza uma actividade para escolas intitulada “A Filosofia e as Fronteiras da Ciência”.

São ainda apresentados os vídeos “O que é a Filosofia da Ciências?” (João L. Cordovil) e “Philosophy of Artificial Intelligence” (Paulo Castro, Klaus Gärtner e Vinícius Jonas de Aguiar) no âmbito da itinerância da Mostra de I&D Europeia em Humanidades, criada em ocasião da Conferência Europeia das Humanidades (CEH 2021).

O FIC.A – Festival Internacional de Ciência é um evento de divulgação que quer celebrar o conhecimento, juntando ciência, tecnologia, cultura e arte. O programa supera já as 700 atividades – entre debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, workshops, entre outros formatos – e soma mais de 100 oradores de mais de 20 países.